Trabalhos aceitos e lista de apresentações

Comunicação oral ISPG

Apresentação Poster ISPG

ISPG

I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IF BAIANO – I SPG

Normas para submissão:

I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IF BAIANO – I SPG contará com um espaço para apresentação de trabalhos realizados por estudantes dos cursos de pós-graduação do IF Baiano. Para submeter o trabalho, é necessário:

  • Inscrever-se até dia 06 de outubro de 2017 (Prorrogadas até o dia 15/10);

  • Preencher a Ficha de submissão de trabalhos (FICHA INSCRIÇÃO I SPG), disponível no site http://5mic.ifbaiano.edu.br/, do IF Baiano;

  • Indicar, no formulário de inscrição, o TIPO DE TRABALHO: PÔSTER OU COMUNICAÇÃO ORAL;

  • Enviar para o email spg@ifbaiano.edu.br a Ficha de submissão de trabalhos, juntamente com o texto, o qual deverá estar salvo em formato de documento do Microsoft Word;

  • O tempo de apresentação da COMUNICAÇÃO ORAL será de 15 minutos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

No caso dos trabalhos com autor e coautor, deverão ser obrigatoriamente informados os nomes completos do AUTOR E DO COAUTOR na Ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação.

Cada inscrito no evento poderá apresentar, no máximo, 02 (dois) trabalhos como autor ou coautor, de MODALIDADES DIFERENTES: PÔSTER OU COMUNICAÇÃO ORAL.

  1. PÔSTER

Segue padrão da V MIC, disponível no site:

http://5mic.ifbaiano.edu.br/index.php/resumos-submissao/

  1. COMUNICAÇÃO ORAL

Todos os trabalhos submetidos deverão conter de 3 a 5 laudas. Além disso, devem apresentar:

  • Título;

  • Nome, filiação institucional e e-mail do(s) autor(es);

  • Resumo;

  • Palavras-chave.

Os trabalhos oriundos de pesquisas (Modelo Pesquisa)deverão conter:

  • Introdução (com problemática e objetivos bem delineados);
  • Fundamentação teórica;
  • Metodologia;
  • Discussão;
  • Resultados parciais ou finais (com exceção dos ensaios teóricos);
  • Conclusões;
  • Referências.

Os trabalhos oriundos drelato de experiência ( Modelo Relato de Experiências )deverão conter:

  • Introdução (contextualizando a experiência a ser relatada, com marco teórico de referência para a experiência, objetivos da vivência e metodologias empregadas);
  • Descrição do contexto, dos procedimentos e dos resultados observados;
  • Considerações finais;
  • Referências.

Instruções específicas (Normas da ABNT)

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Formato da página: A4;
  • Margens: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm;
  • Alinhamento: com exceção do título e do eixo temático (que devem ser centralizados) e dos dados dos autores (que devem ser alinhados à direita), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda;
  • Espaçamento: 1,5 entre as linhas. Deixar um espaço entre o título e o eixo temático, entre o eixo temático e o nome dos autores e entre o término e o início de cada seção;
  • As páginas não devem ser numeradas;
  • Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas, essas deverão ser apresentadas no final do trabalho, após as referências;
  • Título: centralizado, com letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito;
  • Nome do(s) autor(es): o nome de cada autor(a) deverá ser seguido da filiação e do e-mail;
  • Resumo: deve vir depois dos dados dos autores. Não poderá ultrapassar 250 palavras. Utilizar espaçamento simples e apresentar, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A construção e a apresentação do resumo devem ser feitas conforme as normas da ABNT – NBR 6028;
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto. Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices;
  • Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros;
  • Referências: deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023, ano 2012;
  • Figuras e tabelas: incluir figuras, quadros e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.

Modelo de poster I SPG